4 princípios de liderança que norteiam a cultura da empresa

Por Ameesh Divatia

Há uma citação do especialista em liderança e cultura da empresa Larry Senn que diz: “Cultura não é uma iniciativa. A cultura é o facilitador de todas as iniciativas.”

Em nossa startup, os valores por trás de nossa cultura alimentam e inspiram tudo o que fazemos, desde capacitar os clientes com nossa tecnologia até como resolvemos problemas e interagimos uns com os outros. Referimo-nos a eles como os “Quatro I’s”: instinto, integridade, intensidade e inclusão.

Cada uma dessas palavras traz uma lição e contribui para a cultura da nossa empresa de uma forma específica. Não há duas culturas de empresa exatamente iguais, mas há algo a ser aprendido com cada uma delas.

INSTINTO

Tanto na vida quanto nos negócios, nunca podemos esperar que as perspectivas apareçam e exponham diretamente seus problemas; Cabe a nós, como indivíduos, aprimorar nossos instintos para antecipar quais são esses problemas. Esta é uma habilidade especialmente crítica para os líderes de negócios: a concorrência é acirrada, novos produtos e serviços surgem diariamente e os clientes não estão totalmente cientes do escopo de seus problemas (ou do que eles serão no futuro próximo).

Aprendi isso cedo durante minhas experiências empreendedoras iniciais, onde eu suava constantemente os detalhes em vez de mergulhar. Minha esposa, que tem esse instinto, me incentivou a correr o risco e ir “all in” antes que eu tivesse todos os detalhes descobertos, e esse era o empurrão que eu precisava para encontrar o caminho.

Desenvolver esses instintos requer tempo e experimentar tanto sucessos quanto fracassos como resultado de suas decisões. Embora não haja duas situações separadas pelo tempo iguais, se os líderes puderem fazer perguntas difíceis e não temer as respostas, eles serão capazes de obter insights significativos e fortalecer suas habilidades de tomada de decisão. É importante não tomar a saída mais fácil e evitar fazer essas perguntas, ou um concorrente em movimento rápido poderia apresentar uma solução melhor.

INTEGRIDADE

Como líder de negócios, manter um alto nível de integridade é vital para manter a confiança com os clientes e sua equipe. Onde os líderes mais frequentemente se desviam é quando pegam atalhos e são recompensados por isso, geralmente em cenários de hipercrescimento. Isso faz com que pareça admissível que eles repitam esse comportamento, o que inevitavelmente leva à sua queda em algum momento. Como diz o ditado, “você pode enganar algumas pessoas o tempo todo, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”.

Descobri que a melhor maneira de manter um alto padrão de integridade de liderança é cercar-se de pessoas que possuem valores semelhantes e manter os outros responsáveis.

Além disso, os líderes devem estar sempre abertos a críticas. Uma maneira de fazer isso é sempre perguntando aos clientes, mesmo os muito satisfeitos, como a experiência deles poderia ter sido melhor.

INTENSIDADE

A intensidade está no centro de toda startup de sucesso. É preciso que haja um intenso senso de paixão, urgência e responsabilidade para conduzir a missão da empresa. Isso geralmente vem naturalmente nos primeiros dias, mas pode ser difícil de sustentar depois de vários anos de sucesso no cumprimento de metas e marcos. É cansativo, tanto emocional quanto fisicamente, não apenas para nós como indivíduos, mas também para nossas famílias passar por essas experiências.

É por isso que é tão importante que os líderes desafiem continuamente suas equipes para mantê-las engajadas. Estamos constantemente nos esforçando para alcançar maior desempenho, mais facilidade de uso e buscar oportunidades empolgantes que surjam, sem sobrecarregar nossa equipe. Os líderes devem sempre permanecer curiosos e abertos a novas oportunidades, e se inspirar em clientes que estão prosperando como resultado de suas soluções.

INCLUSÃO

Pode ser fácil para as empresas caírem na armadilha de contratar apenas pessoas conhecidas. Mas as empresas estão prestando um grande desserviço a si mesmas e a seus funcionários ao não conseguirem obter recursos de um banco de talentos maior e mais diversificado. Priorizar a inclusão é fundamental para a diversidade de pensamento e ultrapassar os limites do que é possível. A contratação de pessoas com backgrounds semelhantes limita as empresas a apenas um crescimento linear. Contratações de diversas origens possibilitam um crescimento exponencial.

O valor da cultura da empresa que abraça a inclusão vai além de apenas contratar: trata-se também de se envolver com a comunidade em geral para obter perspectivas sobre os tipos de desafios que estão enfrentando. Por exemplo, 22 milhões de idosos dos EUA não têm acesso à internet de banda larga. Alguns anos atrás, eu me envolvi com o comitê de tecnologia da minha comunidade, e fizemos nossa missão de garantir que todos na cidade tenham acesso a pelo menos dois provedores de serviços de internet a um custo razoável. Para mim, inclusão é considerar o “bem maior” e não apenas atender às pessoas com quem você pode se relacionar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE LIDERANÇA E CULTURA DA EMPRESA

Embora a cultura de cada empresa seja diferente, todas as organizações podem se beneficiar do fortalecimento dos valores por trás dos “Quatro I’s”. O cenário de negócios atual é desafiador: a concorrência está em alta, o talento pode ser difícil de encontrar e a retenção é algo com o qual muitas organizações estão lutando. Ter uma cultura empresarial forte e saudável pode mitigar esses desafios e deve estar no topo da lista de prioridades de todo líder.

Ameesh Divatia é cofundador e CEO da Baffle , Inc. em Santa Clara, Califórnia e membro do Conselho de Tecnologia da Forbes.
Artigo originalmente publicado na Fast Company.

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