Trending:

Rafael Leal

Sócio

RAFAEL LEAL

Sócio responsável pelas práticas de tributos indiretos da Baker Tilly Brasil em São Paulo. É especialista na realização de trabalhos de revisão fiscal relacionados a PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e tributos retidos. Atua no suporte a pareceres de auditoria, planejamento tributário, levantamento de créditos tributários e/ou passivos tributários, atuação em defesas de autuações fiscais (perícia), investigação para a venda e compra de empresas (due diligence) e auditoria para a obtenção de regimes aduaneiros especiais.


Proficiência

  • Inglês

 

Envolvimentos

  • Docente em cursos de MBA relacionados à Controladoria, Gestão e Planejamento Tributário;
  • Pioneiro no desenvolvimento de ferramentas e metodologias para a realização de trabalhos de “Auditoria Tributária Digital”;
  • Responsável por treinamentos internos e externos (clientes), relacionados aos tributos indiretos;
  • Responsável pelo acompanhamento da legislação tributária, relacionada aos tributos indiretos.

Localização: São Paulo


Formação Acadêmica

  • Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas


Experiência

Com 22 anos de experiência no mercado de auditoria e consultoria, possui larga experiência em trabalhos de auditoria e consultoria tributária, atuando em empresas de médio e grande porte dos mais variados segmentos. Iniciou sua carreira como trainee na Terco Grant Thornton em 2002 e está na Baker Tilly desde 2013. Possui experiência em liderança de equipes, avaliação de riscos e oportunidades na área de tributos indiretos, controladoria tributária, profundo conhecimento do sistema tributário brasileiro e legislação relacionada, planejamento e “compliance” tributário, sistemas e metodologias para a realização de trabalhos de “Auditoria Tributária Digital” (Sistema Público de Escrituração Digital) e experiência com clientes internacionais na implantação de negócios no Brasil.