De acordo com um relatório recente do Fórum Econômico Mundial, há oportunidades de mercado de US$ 10 trilhões para empresas que destacam esforços na área de sustentabilidade. Mas, 60% das grandes e médias empresas do Brasil ainda não possuem uma estratégia de ESG, segundo um estudo inédito realizado pelo Instituto FSB de Pesquisa.
Contudo, alguns esforços significativos podem ser vistos, como por exemplo na empresa Klabin, que reduziu 64% das emissões de carbono nos últimos 16 anos.
Para implementar uma estratégia de ESG, a governança tem um papel crucial. O primeiro passo é o entendimento de todo o ambiente operacional da empresa. Em segundo lugar, a definição de uma estratégia de investimento, priorizando os pontos mais sensíveis.
Uma avaliação de materialidade pode ajudar uma organização a determinar quais questões ambientais, sociais e de governança são mais importantes para seus stakeholders.
A plataforma Workiva desenvolveu um guia interativo para colaborar com as organizações interessadas em avaliar ou atualizar suas prioridades em ESG, para reunir esforços em torno das metas, desempenho e próximos passos.
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Guia interativo de ESG: avaliação de materialidade